O DILEMA ENTRE MONA E APA: O CASO DA LAGOA DO PERI
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2024.79514Resumo
A presente Nota Técnica (NT) representa uma proposta alternativa a recategorizarão do Parque Municipal da Lagoa do Peri, no sul da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, estado de Santa Catarina. Soma-se a isso, que a categoria de Monumento Natural (MONA) foi colocada sem a possibilidade de discussão de outras opções, o que pode ter afetado profundamente o sentimento e a avaliação geral das comunidades envolvidas. Da mesma forma, há que se considerar, que existem vários trabalhos científicos publicados em jornais peer review que não foram considerados nas discussões do Conselho Consultivo. Esta NT visa resgatar várias das informações existentes ignoradas. É baseada principalmente no capital natural e nos serviços ecossistêmicos do Sistema da Lagoa do Peri, como temas que deveriam estar necessariamente incluídos em qualquer proposta de gestão de áreas protegidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oldemar de Oliveira Carvalho Junior, Alesandra Bez Birolo, Andreoara Schmidt, Marcelo, Elisa Brod Bacci

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.