VIABILIDADE DO REUSO DE ÁGUAS CINZAS EM RESIDÊNCIAS NO BRASIL: PARÂMETROS TÉCNICOS E REQUISITOS LEGAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2023.76192Palavras-chave:
Reúso de águas cinzas, descarga em bacia sanitária, edificação unifamiliar, qualidade das águas cinzas, racionalização do uso da água e segurança hídricaResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade de reuso de águas cinzas geradas em uma residência unifamiliar nos acionamentos de descargas em bacias sanitárias. A metodologia consistiu na caracterização de demandas de água cinza na residência, na análise do funcionamento de um sistema de tratamento de águas cinzas, no atendimento a requisitos e parâmetros de referências técnicas além da legislação brasileira. Os resultados da qualidade das águas cinzas da máquina de lavar roupas com emprego do sistema de tratamento adotado foram de:0,79 mg/L de cloro residual; pH médio de 7,0, 33,33% de turbidez abaixo do limite máximo da norma NBR ABNT 15575-1/2013, ausência de coliformes totais em 66,7% e de coliformes termotolerantes em 88,9% das análises, respectivamente. Na residência de 3 moradores, constatou-se geração anual de 12,46 m³ de águas cinzas da máquina de lavar bem como consumo total anual de 67,91 m³ de água potável, 32,96 m³ (48,5%) somente na utilização em descarga na bacia sanitária. Com esses dados, pode ser constatada economia total de água de 18,34% com reuso da água cinza, em 13 meses de operação do experimento. Em um cenário de abastecimento contínuo de água e de maior consumo, o sistema pode apresentar maior viabilidade econômica, com um payback inferior aos13 anos que foi ora constatado em função do baixo consumo de água. O reuso pode contribuir para uma gestão mais sustentável e para a racionalização no uso da água para fins mais nobres, aumentando a segurança hídrica em regiões de escassez hídrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Alan Mattos Monteiro, Jaqueline Costa Areas de Almeida, Alfredo Akira Ohnuma Júnior, Marcelo Obraczka

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.