ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2022.65119Palavras-chave:
Indústria têxtil, revisão bibliométrica, VOSViewer, tratamento de efluentes.Resumo
A indústria têxtil é responsável por diversos impactos ambientais, sendo a maior parcela de corantes sintéticos mundialmente fabricados destinada à produção têxtil. Somente 50 a 70% da quantidade aplicada de corantes se fixa nas fibras dos tecidos, configurando um importante problema de poluição e desperdício. Sendo assim, novos métodos para tratamento destas águas residuárias estão sendo desenvolvidos, tendo como foco uma remoção eficiente destes contaminantes. O desenvolvimento dessa revisão tem como objetivo ampliar a discussão e aprofundamento das alternativas tecnológicas para o tratamento de efluentes têxteis a partir de um levantamento bibliométrico, utilizando o software VOSviewer. A pesquisa revelou um destaque para os tratamentos a partir de adsorção, processos oxidativos avançados e biorremediação. Ademais, no que se refere aos países de origem das publicações, foi observado uma liderança da Índia, que está entre os maiores produtores têxteis mundial. Com isso, conclui-se que os resultados obtidos contribuem para uma visão abrangente e condizente no que concerne à temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.