DIETA DE MACROTHRIX CF. TRISERIALIS (BRADY, 1886) SOB DIFERENTES TRATAMENTOS ALIMENTARES
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2022.59734Palavras-chave:
Aquicultura, Larvicultura, Fitoplâncton, Plâncton, Alimentação naturalResumo
Atualmente, a alimentação natural tem sido utilizada como alternativa na aquicultura devido a vários fatores, dentre eles: menor custo e não ser artificial. Diversos trabalhos têm enfatizado a relação entre as microalgas, o zooplâncton e períodos larvais de alguns animais, visando um melhor entendimento na dinâmica da cadeia alimentar nos corpos aquáticos. O objetivo do presente estudo é analisar a dinâmica populacional de Macrothrix cf. triserialis(cladocera, Macrothricidae) frente a diferentes tratamentos (T103, T104 T105) e a diferentes alimentações algais (cultura mista e cultura unialgal de Kirchneriela contorta). Os indivíduos de M. cf. triserialis. com a utilização da cultura unialgal obtiveram a maior densidade populacional no tratamento T104 ultrapassando os 70 indivíduos no 11oDia de análise. Em relação aos juvenis, observou-se que no tratamento T10³ os indivíduos não conseguiram sobreviver. A taxa de fecundidade foi mais elevada no T104. No tratamento T105 apenas foram observados ovos ou embriões no 4o dia. Na cultura mista a maior densidade populacional foi obtida no tratamento T105. Juvenis foram registrados ao longo de todo o experiment em todos os tratamento. As taxas de fertilidade foram mais elevadas no T10³ e T105. No tratamento T105, na cultura mista, M. cf. triserialis atingiu maiores populações nas três réplicas, totalizando 1147 ind
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.