FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2021.51479Palavras-chave:
Natureza da Ciência, Sequência Didática, Formação Inicial.Resumo
As visões sobre Natureza da Ciência, em geral, são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicional baseado, sobretudo, na transmissão de conhecimentos conceituais. Diante disso, objetivou-se elaborar uma Sequência Didática sobre Natureza da Ciência destinada à formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo intervenção. Participaram dela 11 estudantes do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. A Sequência Didática foi estruturada em: problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos e observações de sala de aula. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que as atividades propostas na Sequência Didática foram adequadas, já que os alunos conseguiram compreender suas concepções prévias sobre Ciência, aspecto que proporcionou condições favoráveis para a promoção de uma mudança conceitual dos futuros professores. Além disso, evidenciamos que os participantes, com auxílio dos materiais disponibilizados, foram capazes de analisar as falas de outros docentes e identificar suas visões de Ciência. A aplicação da Sequência Didática possibilitou aos participantes uma maior abrangência da compreensão das visões distorcidas da Ciência e de suas implicações para o ensino. Ademais, atividades propostas durante a aplicação contribuíram para a tomada de consciência pelos futuros professores das complexas relações entre a Ciência, sociedade e tecnologia.
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