SUSTENTABILIDADE EM PRÉDIOS E OBRAS PÚBLICAS: ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2021.50960Palavras-chave:
Critérios sustentáveis, Construção civil, Administração pública, Responsabilidade.Resumo
O crescimento econômico no mundo atraiu as grandes indústrias e induziu a população a um consumo acelerado. Com isso, houve um desequilíbrio no qual a sociedade passou a conviver com a desigualdade, gerando uma preocupação com a qualidade de vida humana associada à escassez de recursos naturais. Da mesma maneira, as construções começaram a acelerar, sem planejamento e acarretaram diversos tipos de impactos ambientais. Essa situação implicou na necessidade de rever os conceitos a respeito de como as pessoas estão vivendo e consumindo. Os governos optaram por incentivar práticas sustentáveis e buscaram adequar-se a uma relação de melhor custo benefício. Neste contexto, leis são elaboradas e impõem a utilização de recursos renováveis e a redução de materiais, além do incentivo à economia do reaproveitamento. Por isso, este artigo tem como objetivo criar uma agenda de critérios de sustentabilidade para projetos de obras em uma instituição de ensino superior, como o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), tendo como referência os documentos exigidos pela Administração Pública Federal (IN nº 01/2010 e a Lei nº 111/2011), a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os primeiros resultados, a partir das análises observadas, demonstram que três quartos dos critérios são atendidos. Contudo, torna-se necessário um estudo aprofundado para que todos os critérios, colocados em lei, sejam atendidos e viabilizados durante a concepção do projeto de arquitetura com a participação, em conjunto, das equipes de licitação, de orçamento e dos projetos complementares.Downloads
Publicado
2021-05-03
Como Citar
Mariano, D. C. de O., Trigo, A. G. M., & Maruyama, U. G. R. (2021). SUSTENTABILIDADE EM PRÉDIOS E OBRAS PÚBLICAS: ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Internacional De Ciências, 11(1), 25–41. https://doi.org/10.12957/ric.2021.50960
Edição
Seção
Artigos
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