CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE SUCOS E NÉCTARES DE UVAS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2020.48081Palavras-chave:
compostos fenólicos, DPPH, saúde humana, Vitis spResumo
O suco de uva é um produto amplamente consumido por suas características nutricionais e presença de compostos fenólicos, os quais possuem importante atividade antioxidante. Dessa maneira, o objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antioxidante e o teor de compostos fenólicos totais de diferentes tipos de sucos de uva e néctares, encontrados no comércio de duas cidades do Rio Grande do Sul. Foram selecionados 17 sucos de uva tintos, 06 sucos brancos e 4 néctares, representando a totalidade das amostras encontradas em mercados das duas cidades. A atividade antioxidante foi determinada pela capacidade de varredura do radical livre DPPH● (2,2-difenil-1-picrilhidrazil) e o teor de compostos fenólicos totais (TPT) foi avaliado pelo método de Folin-Ciocalteau. A atividade antioxidante variou de 50,14 a 97,38% e o TPT variou de 143,83 a 1.113,83 mgEAG/mL, considerando sucos e néctares. A maior atividade antioxidante foi encontrada nos sucos tintos, seguidos dos sucos brancos e néctares. Os maiores valores de TPT foram encontrados nos sucos tintos, seguidos dos néctares e sucos brancos. Este estudo colabora com o conhecimento do teor de TPT e atividade antioxidante de sucos produzidos na região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.