AVALIAÇÃO DE APTIDÃO TÉCNICA E SOCIOAMBIENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DE PARQUES SOLARES FOTOVOLTAICOS COM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2020.46864Palavras-chave:
Energia solar fotovoltaica, Potencial para implantação, Geoprocessamento, Processamento Digital de Imagens.Resumo
O objetivo deste estudo foi indicar áreas mais aptas para a implantação de parques solares fotovoltaicos na microrregião Campo Maior, no estado do Piauí. Para esta análise foram considerados fatores socioambientais, infraestrutura e potencial solar por meio da utilização de Sistema de Informação Geográfica. Para a elaboração dos levantamentos de aptidão, foram utilizados bancos de dados públicos disponíveis, principalmente de bases cartográficas e imagens de satélite georreferenciadas. A partir destes dados foi elaborada uma matriz, na qual foram atribuídos pesos para cada variável de acordo com a importância e dimensão de cada fator. A avaliação utilizou análise multicritério e ferramentas computacionais baseadas em Sistemas de Informação Geográfica, de forma a obter um mapa de aptidão para a instalação de parques solares fotovoltaicos. A aptidão foi fortemente influenciada pelo potencial de irradiação solar (GHI) e pela proximidade às linhas de transmissão. A análise multicritério foi eficaz na identificação das áreas com maior potencial para implantação de empreendimentos solares fotovoltaicos. Observou-se que há sensível influência dos pesos atribuídos e da diversidade na resolução e margem de erro dos dados de entrada no mapa obtido. A inclusão de outras variáveis, como uma melhor calibração de pesos e uma maior precisão dos dados georreferenciados, são fatores fundamentais para obtenção de resultados mais precisos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.