LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) E COMPOSTAGEM ORGÂNICA EM CULTIVO DE MUDAS NATIVAS: ESTUDO NA REGIÃO DOS LAGOS RJ - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2019.39002Keywords:
sustentabilidade, adubo orgânico, biossólido.Abstract
O lodo proveniente do tratamento de esgotos é um problema ambiental decorrente de um crescente aumento do volume resultante do tratamento. A disposição do resíduo na agricultura é permitida, graças aos efeitos positivos demonstrados nas pesquisas, em conjunto com procedimentos dispostos pelo Poder Público para seu gerenciamento. Foram destacadas na revisão bibliométrica, os pontos principais para o emprego do lodo, limitações, benefícios, sua importância como ferramenta de auxílio na recuperação de áreas degradadas e substrato florestal, além das experiências bem sucedidas em diferentes formas de aproveitamento. Após apurar os indicativos positivos, podemos promover o emprego do biossólido na Região dos Lagos de forma sustentável em atividades autorizadas, permitindo a viabilidade socioambiental do composto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.