ANÁLISE DE ENSAIOS DE QUALIDADE EM TECIDOS DENIM ENTRE NORMAS TÉCNICAS A PARTIR DA NORMA ABNT NBR 014634- TECIDOS PLANOS 100% ALGODÃO- MÉTODO DE ENSAIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2019.36907Palabras clave:
Qualidade, Normalização, Indústria Têxtil, Laboratório de ensaios e calibrações, Denim.Resumen
Dentro da cadeia têxtil e de moda mundial o tecido denim sobressai tanto quanto ao volume de produção quanto a presença em todas as publicações em tendências de moda. Atualmente, o jeans está difundido na sociedade como um produto de moda e o mercado jeanswear tem destacado o Brasil na produção de denim, sendo o quarto maior produtor mundial desse tecido. Devido à representatividade de mercado, os investimentos em desenvolvimento de produto, as inovações no processo e qualidade do produto vem aumentando cada vez mais, corroborando para aumento da qualidade e redução dos custos, contribuindo para receita de mercado. Este artigo identifica as normas aplicáveis em ensaios de qualidade em tecido acabado denim e realiza uma comparação entre as principais normas, evidenciando semelhanças e diferenças técnicas bem como a existência de impacto de cada ensaio na qualidade do produto final. Através da pesquisa revela-se a importância das normas que são utilizadas nos ensaios para verificação da qualidade no tecido denim, e identifica-se as orientações e em quais condições o produto foi inspecionado, evidenciando as condições para reprodutibilidade do ensaio, e garantia do resultado encontrado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.