LOGÍSTICA REVERSA - PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2019.36108Palavras-chave:
logística reversa, resíduos, Portugal, Espanha, Brasil.Resumo
Diante de um modelo socioeconômico cada vez mais consumista, da crescente escassez de recursos naturais, da obsolescência programada e da dificuldade de áreas apropriadas para destinação final de resíduos, a logística reversa apresenta-se como alternativa viável e eficaz na gestão de resíduos, tanto do ponto de vista econômico como ambiental. Nesse sentido, o artigo apresenta uma revisão da literatura objetivando compreender a experiência de dois países europeus, Portugal e Espanha, em relação à logística reversa, e de que forma essas experiências podem contribuir para o modelo brasileiro. Para tanto, foram selecionados artigos científicos, dissertações e teses que abordam a temática. Os resultados desta revisão visam contribuir para a compreensão dos desafios envolvidos na implementação de um sistema de logística reversa no Brasil, bem como, as contribuições ambientais, sociais e econômicas advindas desse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.