BIM como interface colaborativa no curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2018.32653Resumo
A partir do pressuposto de que a interdisciplinaridade é importante para a formação profissional do futuro arquiteto-urbanista, conhecer novas tecnologias e vivenciar novas metodologias de ensino torna-se fundamental para o êxito deste processo. Diante destes desafios, o BIM (Building Information Modeling) se apresenta como uma plataforma colaborativa capaz de auxiliar neste sentido. Assim, o objetivo deste trabalho visa expor as experiências reais vivenciadas na aplicação de uma atividade interdisciplinar no curso de arquitetura e urbanismo do Instituto Federal Fluminense (IFF). Para isto, foi desenvolvido um projeto-piloto interdisciplinar no qual os professores utilizaram o mesmo modelo em suas disciplinas. A metodologia adotada neste trabalho conteve revisão bibliográfica; análise de cenário; pesquisa-ação e observação monitorada, envolvendo 3 professores e 40 alunos do curso. O primeiro resultado alcançado se deu no segundo semestre letivo de 2015, quando os estudantes desenvolveram na disciplina de Informática aplicada à arquitetura e urbanismo III, o modelo BIM de arquitetura do projeto-piloto. Posteriormente, este modelo acompanhou a turma, sendo utilizado nas disciplinas de Sistemas Estruturais II e Instalações Prediais II. Em razão da fase atual da pesquisa, foram apresentados apenas os resultados das disciplinas que colaboraram no momento deste estudo, logo surgirão novos resultados envolvendo as demais disciplinas analisadas. Por fim, as experiências observadas até o momento, tem contribuído para que os estudantes entendam a importância do desenvolvimento integrado entre o projeto de arquitetura e os projetos complementares.Downloads
Publicado
2018-06-26
Como Citar
Pereira Filho, Z. R., & Izabel Barreto, A. J. C. (2018). BIM como interface colaborativa no curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF. Revista Internacional De Ciências, 8(1), 99–114. https://doi.org/10.12957/ric.2018.32653
Edição
Seção
Artigos
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