Estimativa da pegada hídrica de um grupo de alunos de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2017.26113Resumo
A água é um recurso natural fundamental ao planeta e para a qualidade de vida da humanidade. O uso indiscriminado dos recursos hídricos acentua a necessidade de trabalhos de modo a garantir sua preservação e gestão de forma mais eficiente. A pegada hídrica surge como um indicador ambiental que se concentra em avaliar as necessidades diretas e indiretas de água para sustentar o estilo de vida de uma pessoa, região, nação, empresa e produto. (HOEKSTRA, 2004). Este trabalho tem como objetivo avaliar a pegada hídrica de um grupo de indivíduos a partir de serviços e produtos consumíveis. A metodologia consiste de aplicar ferramenta de cálculo matemático proposta por Hoekstra, Chapagain e Mekonnen (2005) disponível no site da Water Footprint Network, a partir de questionários individuais para um grupo de 275 alunos de ensino superior das Faculdades Integradas de Aracruz. O valor de pegada hídrica de 1632 m3/ano por aluno resulta acima do valor da pegada hídrica média global de 1385 m3/ano per capita e abaixo da média nacional, estimada em 2027 m3/ano per capita (HOEKSTRA E MEKONNEN, 2011). Conclui-se que embora resulte em um valor favorável em comparação com a média nacional, há necessidade de melhorias em ações de mitigação de consumo, assim como no uso responsável e sustentável dos recursos hídricos, de modo a reduzir o consumo e a poluição da água, e consequentemente, a redução da pegada hídrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.