Desempenho inicial de mamoeiro em diversos substratos
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2016.22344Resumo
A cultura do mamoeiro é uma das mais importantes no Brasil inteiro dos pontos de vista econômico e social, dada sua fácil adaptação aos diversos tipos de clima e solo. Assim sendo, conhecer a melhor forma de instalação desta cultura é um fator importante para subsidiar a melhor produção agrícola. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de sementes de mamoeiro em substratos variados. O experimento foi realizado em casa de vegetação, localizada na Unidade Experimental de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro blocos De quatro tratamentos com oito repetições, totalizando 256 plantas. Foram calculados o índice de velocidade de germinação e a taxa de germinação aos 13 e 20 dias após o plantio. Ao final, foi contabilizado o número de folhas, a massa foliar e a massa das raízes. A análise de dados foi feita como auxílio do software Assistat, que foi utilizado para a análise de variância e diferenças entre médias pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Todos os dados apresentavam normalidade (Shapiro-Wilk) e nenhum dado apresentou diferença significativa para tratamento ou bloco. Os múltiplos substratos e blocos não influenciaram o desempenho das sementes. Observou-se, entretanto, que doses mais concentradas de nitrogênio tendem a interferir na germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de mamoeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.