Avaliação da aderência de indicadores socioambientais costeiros: estudo de caso do litoral de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2016.20772Resumo
A necessidade da utilização de indicadores que permitam monitorar e identificar características específicas de processos socioambientais passa a ser indispensável em diversos setores da sociedade. Entretanto, por vezes a avaliação de desempenho dos indicadores propostos é desconsiderada no processo de utilização destes. Esta negligência poderá assumir a utilização de indicadores pouco representativos para a análise de determinado processo. Em vista disso, o presente trabalho teve por objetivo a validação da representatividade de um sistema de indicadores socioambientais para a zona costeira brasileira. Estes indicadores foram submetidos a uma matriz de avaliação com base nas propriedades desejáveis de indicadores. O objetivo foi atingido, sendo identificados os indicadores mais representativos para o estudo de caso analisado, além de evidenciar as propriedades menos e mais presentes nos indicadores. A validação da metodologia aplicada permite uma melhor ponderação acerca de quais indicadores são mais adequados para a aplicação, sendo recomendado, para estudos futuros a ampliação de estudos comparativos e o desenvolvimento de técnicas estatísticas de redução de subjetividade de dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.