Gestão de resíduos sólidos urbanos em municípios do Brasil: Uma revisão dos métodos de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2016.20753Abstract
Um dos maiores desafios da humanidade no século XXI é promover uma gestão adequada dos resíduos sólidos, a qual pressupõe a sua avaliação e monitoramento a fim de formular estratégias, promover a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura referente às metodologias empregadas em estudos avaliativos sobre gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) em municípios brasileiros, caracterizando o perfil dessas publicações. Para tanto, foram realizadas buscas no Portal Periódicos Capes utilizando-se palavras-chave relacionadas ao tema. Após as triagens, foram selecionados 29 artigos, sendo que apenas cinco deles apresentaram métodos quali-quantitativos, passíveis de serem aplicados em outros municípios. Foi possível verificar a necessidade de aprimoramento e atualização dos itens de análise empregados nestas avaliações, visando adequá-los aos princípios e elementos da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.