RESPIRAÇÃO DO SOLO COMO BIOINDICADOR EM ÁREAS DEGRADADAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2015.19581Abstract
A respiração do solo é um dos parâmetros mais empregados para quantificar a atividade microbiana, podendo ser utilizado como biodindicador de mudanças na dinâmica do carbono do solo em áreas que sofreram alterações na sua cobertura, como o desmatamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a recuperação de uma área degradada, usando a respiração do solo determinada pelo método químico de armadilha de álcalis (KOH) e a análise química por titrimetria com solução aquosa de HCl. Para isso, foram selecionadas duas áreas, uma revegetada com espécies do Cerrado e outra antropizada, distantes entre si em 220m, no município de Cuiabá-MT. As coletas foram realizadas mensalmente no período de julho de 2012 a junho de 2013, com exposição da armadilha de álcalis por 24 horas. De acordo com resultados, a respiração do solo na área revegetada foi maior que na área antropizada em todos os meses. Na área revegetada houve correlação significativa entre a respiração do solo e temperatura do solo (r = -0,54), entre a respiração do solo e a umidade do solo (r = 0,67) e entre a respiração do solo e a precipitação (r = 0,62). Na área antropizada, as correlações entre a respiração do solo e os fatores abióticos não foram significativas. Concluiu-se que a revegetação foi determinante para o estabelecimento da comunidade da fauna do solo, visto que o material vegetal nesta área foi responsável pelo quantitativo de CO2 produzido durante o ano, em média, 1,5 vezes maior, que na área antropizada.
DOI: 10.12957/ric.2015.19581
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.