TECNOLOGIAS EM TELHADOS VERDES EXTENSIVOS: SUBSTRATOS COMERCIAIS REGIONAIS MAIS APROPRIADOS AO SISTEMA.
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2014.11406Abstract
A utilização de plantas nas paredes e telhados é um dos mais recentes campos da pesquisa ambiental e busca encontrar uma solução ecológica e sustentável para melhorar a qualidade de vida urbana e rural. Uma cobertura verde consiste de um substrato leve e de uma vegetação apropriada, plantada sobre uma base impermeável. Os efeitos positivos da vegetação sobre o ambiente urbano já são bem conhecidos e neste caso da cobertura, diminuem as enxurradas, filtro biológico, redução da poluição do ar, amenizam o calor nas edificações durante o verão e o conservam durante o inverno e mantêm o equilíbrio biológico local. No entanto, são necessárias pesquisas no sentido de assegurar um meio de cultura que retenha água e ao mesmo tempo proporcione uma boa drenagem para que as raízes não apodreçam, permitindo uma maior gama de espécies de plantas na cobertura. Neste sentido, realizou-se um estudo dos substratos mais abundantes na região, buscando tecnologias apropriadas para a confecção dos telhados verdes. Na avaliação do conjunto de características, a turfa marrom apresentou o menor valor de densidade seca, maior porosidade total, maiores valores de água facilmente disponível, água disponível e capacidade de retenção de água, sendo um bom material para o uso em telhados verdes, formando compostos com outros materiais. Dentre os substratos comerciais estudados, o substrato para espécies hortículas apresentou os maiores valores de capacidade de retenção de água e água disponível para as plantas, possibilitando um maior intervalo entre irrigações ou chuvas, características importantes para o uso em telhados verdes.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/ric.2014.11406
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.