EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE TEATRO: CAMINHOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676Resumen
Este ensaio refere-se a uma reflexão sobre o paradigma da Educação Inclusiva e sua relevância ensino de teatro no contexto escolar. Tem como objetivo abordar os conceitos relacionados a Educação Inclusiva, a relevância da acessibilidade e o ensino de teatro. São explorados os pilares que fundamentam a prática pedagógica contemporânea, as barreiras à acessibilidade no ensino de teatro, que se remete também a outras práticas no contexto escolar. São apontados caminhos para mitigar dificuldades inerentes a construção do paradigma contemporâneo inclusivo, como a adoção de práticas pedagógicas inovadoras como o Plano Educacional Individualizado – PEI e o Desenho Universal na Aprendizagem – DUA. Como reflexões conclusivas, destaca-se que a Educação Inclusiva acontece quando todos tem acesso, participação e constroem conhecimentos. E, que o ensino de teatro na disciplina de Artes, tem um potencial significativo para promover ações inclusivas ao contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, e consequentemente, promovendo a inserção de todos em uma vida independente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cristina Angélica Mascaro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional