"E A PALHAÇA O QUE É?"
A PALHAÇADA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856Resumen
Este artigo, baseado na pesquisa de mestrado que está em andamento no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, da UFRJ, tem como objetivo tratar da inclusão de pessoas subalternizadas a partir das artes circenses, essencialmente da palhaçada, utilizando-se da arte acessível como instrumento de discussão, a partir de textos de Muñoz, Deleuze e Guattari e Marcolla, colocando em foco mulheres neurodivergentes. Ademais, propõe-se abordar a construção da feminilidade conversando com Engels, Butler e Lerner, falar sobre o que rimos na atualidade e discutir como o nosso riso se constitui desde a primeira infância até a vida adulta partindo dos estudos de McGhee, passando pela construção do real e do desejo com Fanon. Os resultados encontrados a partir das leituras realizadas foi de que é possível realizar a inclusão de pessoas neurodivergentes nas artes circenses tanto enquanto público como enquanto criadores de cenas e espetáculos. Considerando o foco na palhaçada, essas pessoas subalternizadas trazem uma rica discussão para a cena contemporânea de palhaças.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Letícia Figueiredo dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional