"E A PALHAÇA O QUE É?"

A PALHAÇADA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856

Resumen

Este artigo, baseado na pesquisa de mestrado que está em andamento no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, da UFRJ, tem como objetivo tratar da inclusão de pessoas subalternizadas a partir das artes circenses, essencialmente da palhaçada, utilizando-se da arte acessível como instrumento de discussão, a partir de textos de Muñoz, Deleuze e Guattari e Marcolla, colocando em foco mulheres neurodivergentes. Ademais, propõe-se abordar a construção da feminilidade conversando com Engels, Butler e Lerner, falar sobre o que rimos na atualidade e discutir como o nosso riso se constitui desde a primeira infância até a vida adulta partindo dos estudos de McGhee, passando pela construção do real e do desejo com Fanon. Os resultados encontrados a partir das leituras realizadas foi de que é possível realizar a inclusão de pessoas neurodivergentes nas artes circenses tanto enquanto público como enquanto criadores de cenas e espetáculos. Considerando o foco na palhaçada, essas pessoas subalternizadas trazem uma rica discussão para a cena contemporânea de palhaças.

Biografía del autor/a

Letícia Figueiredo dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da UFRJ, aluna do curso técnico em teatro da ETET Martins Penna.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

FIGUEIREDO DOS SANTOS, Letícia. "E A PALHAÇA O QUE É?": A PALHAÇADA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 155–170, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.84856. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/84856. Acesso em: 20 jul. 2025.

Número

Sección

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena