Apresentação

É com grande satisfação que o Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (ProPEd/UERJ) dá continuidade ao projeto da Revista Teias, com o intuito de consolidar um espaço de interlocução e debate envolvendo questões e idéias da Educação, nas dimensões articuladas da teoria e da prática, com ênfase na divulgação de conhecimento produzido por autores nacionais e internacionais a partir de estudos e pesquisas na área.

Muito se tem falado, nos últimos anos, sobre o que se supõe ser um produtivismo acadêmico, sobre os riscos de, na busca pela produção, perdermos de vista a qualidade do que se produz ou o aprofundamento das questões de investigação. Acrescentem-se a isso, os problemas derivados de uma lógica contábil inserida na pesquisa, que tenderia a medir conhecimento por produtos e pessoas por rankings acadêmicos. Não negamos que esses riscos precisam ser enfrentados e questionados em sua vertente excludente e alinhada com a manutenção do status quo. Consideramos, porém, que a abordagem dessa problemática - aqui simplesmente anunciada - não pode perder de vista o compromisso social que todo pesquisador tem com a socialização do conhecimento. Investimentos públicos são realizados nas universidades e nas instituições de pesquisa e nos cabe dar retorno desses investimentos, nas mais diversas formas, sendo uma delas, a mais importante talvez, a publicação dos resultados de nossas pesquisas.

Por acreditar nesse compromisso social é que o Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ desenvolve sua trajetória como um dos programas mais bem avaliados na área de Educação do país, buscando incentivar a pesquisa e a publicação dos resultados das pesquisas de seus integrantes - docentes e alunos. É também por acreditar nesse compromisso social que apresentamos agora ao público a versão on line da Revista Teias.

A Revista Teias foi originalmente concebida e executada pelo então Núcleo de Comunicação e Educação da Faculdade de Educação da UERJ, tendo publicado os números de 1 a 6 de 2000 a 2002. Devido a razões de ordem operacional, a publicação da Revista foi interrompida em 2003. O ProPEd assumiu a gerência da Revista, com a proposta de transformá-la em um periódico on line capaz de se alinhar entre os melhores periódicos da área de Educação.

Com essa versão on line, tencionamos contribuir para a visibilidade e o debate de questões educacionais não apenas do ProPEd/UERJ, mas, sobretudo, dos mais diferentes grupos de pesquisa em Educação e áreas correlatas do país. Para tal, consideramos que a internet tem uma contribuição fundamental na democratização de saberes e na aceleração das trocas de conhecimento. Fazendo uso do PKP/OJS (Public Knowledge Project/Open Journal Systemhttp://pkp.ubc.ca) para veiculação de Teias, nos alinhamos com luta pela democratização do conhecimento. Concordamos com Willinsky (2006) quanto à importância da relevância intelectual e democrática da expansão da cultura pública. Por esse sistema, não apenas os custos de editoração são reduzidos, mas as possibilidades de leitura e acesso ao conhecimento são ampliadas. Esse acesso amplo é ainda mais importante em uma área como a Educação, da qual se espera que os resultados de pesquisa possam ter impacto em um conjunto amplo de professores e de escolas. Torna-se essa mais uma contribuição de Teias: facultar o acesso aos resultados das pesquisas nas universidades por professores e escolas. Não com a perspectiva de fazer do conhecimento acadêmico uma luz ou uma diretriz para a prática, mas para defender o quanto teoria e prática se interconectam em múltiplos espaços. Teias é, assim, para nós, mais um desses espaços de interconexão capazes de possibilitar o debate e a ação política do conhecimento.

 

Rosana Glat [Coordenadora]
Alice Casimiro Lopes [Vice-coordenadora]

Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ

 

Referências

WILLINSKY, John. Acesso Livre: Letramento (Pesquisa) na Era da Informação.

LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth. Cultura e política de currículo. São Paulo: Junqueira e Marin Editores, 2006, p. 181-207.