Terapia anti-igE em alergia respiratória

Autores

  • Nelson Guilherme Cordeiro Médico da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
  • Eduardo Costa Silva Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Resumo

A asma brônquica está entre as doenças crônicas mais prevalentes mundialmente. Apesar do avanço do conhecimento científico na fisiopatologia do mecanismo inflamatório da asma e de várias diretrizes padronizadas, a asma permanece associada à alta morbidade e mortalidade, além de custos econômicos significativos.A prevalência de asma alérgica, que corresponde a até 80% dos casos de asma brônquica, assim como de rinite alérgica, está intimamente relacionada com o nível sérico de IgE. Níveis aumentados de IgE correlacionam-se com asma fatal, sibilância persistente e aumento da hiper-responsividade (HRB) das vias aéreas humanas.A imunoterapia com anti-IgE não é um tratamento para a crise, e está indicada para uso contínuo em asma de difícil controle, isto é, naqueles pacientes com asma grave que permanecem sintomáticos apesar da terapia diária otimizada/maximizada de acordo com os últimos consensos e diretrizes nacionais e internacionais para o controle da asma.A introdução do uso de anticorpos monoclonais para a asma de difícil controle veio pelo menos em parte, preencher uma necessidade não atendida pelas opções terapêuticas disponíveis até recentemente.

Biografia do Autor

Nelson Guilherme Cordeiro, Médico da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Médico da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Eduardo Costa Silva, Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Downloads