Imunoterapia específica em alergia respiratória

Autori

  • Eduardo Costa Silva Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Abstract

A imunoterapia específica com alérgenos, introduzida há quase um século na Inglaterra, é na atualidade uma arma importante no tratamento das alergias respiratórias em casos selecionados.O artigo faz uma breve revisão histórica da imunoterapia incluindo as alterações imunológicas por ela provocadas e descreve seus mecanismos de ação à luz do conhecimento científico atual.São citadas as evidências científicas que atestam sua eficácia clínica na rinite alérgica e na asma brônquica, assim como os diversos fatores que influenciam a resposta clínica a esta modalidade terapêutica.

Biografia autore

Eduardo Costa Silva, Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.