Aspergilose broncopulmonar alérgica: panorama atual

Autores

  • Solange Valle Mestre em Imunologia pela UFRJ Médica do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
  • Alfeu França Livre-docente em Imunologia pela FM/UFRJ. Chefe do Serviço de Alergia do Hospital São Zacharias.

Resumo

Fungos são fontes de alérgenos comuns largamente prevalentes tanto intra como extradomiciliarmente. Uma consequência da exposição a esses alérgenos é a bem reconhecida síndrome aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA).ABPA complica a asma e a fibrose cística e resulta da hipersensibilidade ao fungo Aspergillus fumigatus, causando uma resposta imune intensa. Ela apresenta inúmeras características clínicas, imunológicas e radiológicas. O curso clínico é o de exacerbações recorrentes caracterizadas por infiltrados pulmonares evidentes no raio X e associadas a tosse, sibilos e expectoração. Marcadores específicos imunológicos e radiológicos da doença incluem elevação dos níveis de IgE sérica total, presença de anticorpos IgE para o Aspergillus e a ocorrência de bronquiectasia central. O diagnóstico da ABPA é baseado na presença da combinação de critérios clínicos, biológicos e radiológicos. Corticosteroides orais são o tratamento de escolha.ABPA é uma desordem pulmonar subdiagnosticada e os diagnósticos só são geralmente feitos depois de um longo tempo de início da doença asmática. Uma vez que a asma é uma doença comum, clínicos necessitam manter um alto índice de suspeição para ABPA e ter em mente suas diversas manifestações. Esta revisão discute aspectos clínicos, radiológicos, investigativos além da patogenia e do tratamento da ABPA.

Biografia do Autor

Solange Valle, Mestre em Imunologia pela UFRJ Médica do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Mestre em Imunologia pela UFRJMédica do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Alfeu França, Livre-docente em Imunologia pela FM/UFRJ. Chefe do Serviço de Alergia do Hospital São Zacharias.

Livre-docente em Imunologia pela FM/UFRJ. Chefe do Serviço de Alergia do Hospital São Zacharias.

Downloads