Rinite alérgica e comorbidades

Autores

  • Eduardo de Freitas Silva Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Resumo

A rinite alérgica é uma enfermidade de grande prevalência em todas as idades, com predomínio em adolescentes e adultos. Tem alta morbidade, devido ao grande impacto na qualidade de vida e frequente associação com comorbidades, como respiração oral e suas consequências, otites e sinusites recorrentes, asma brônquica, alterações do sono, e prejuízo de atividades sociais, recreacionais, escolares e laborativas.O artigo faz uma revisão da etiopatogenia, do diagnóstico e da moderna avaliação diagnóstica e da conduta terapêutica na doença, ressaltando a importância de uma abordagem ampla, dentro do conceito de via aérea única e doença alérgica respiratória.

Biografia do Autor

Eduardo de Freitas Silva, Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Downloads