Urgências em cirurgia oncológica abdominal para o cirurgião geral

Autores

  • Paulo Roberto Leal Professor Assistente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ. Mestre em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense Chefe da Unidade Docente. Assistencial de Cirurgia Oncológica HUPE-UERJ. Médico do Instituto Nacional do Câncer.
  • Roberto Freitas Professor adjunto de Cirurgia Geral da UERJ. Mestre em Cirurgia Geral pela UFF. Livre Docente pela UERJ.Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Carlos Cola Médico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
  • Marco Correa Guimarães-Filho Médico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto

Resumo

As situações da abordagem emergencial em pacientes portadores de neoplasia do trato gastrointestinal constituem um desafio adicional para o cirurgião, uma vez que os procedimentos realizados podem ter um impacto significativo no prognóstico geral do tratamento da doença base.Ao ser atendido em serviços de emergência geral, o cirurgião deve perceber não só a gravidade da situação aguda, como também analisar as perspectivas futuras de tratamento para o paciente.A experiência do acompanhamento de pacientes oncológicos e a participação em decisões de tratamentos adjuvantes de radioterapia e quimioterapia fazem parte do trabalho do cirurgião especialista em oncologia.Transferir este conhecimento ao cirurgião geral possibilita uma abordagem racional e adequada do paciente oncológico.Neste trabalho, descrevemos situações mais frequentemente encontradas em situações emergenciais dos pacientes portadores de câncer do aparelho digestivo.Longe de esgotar o assunto, o objetivo é de apresentar ao profissional em formação alternativas de condutas adequadas a estas situações.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Leal, Professor Assistente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ. Mestre em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense Chefe da Unidade Docente. Assistencial de Cirurgia Oncológica HUPE-UERJ. Médico do Instituto Nacional do Câncer.

Professor Assistente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ. Mestre em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal FluminenseChefe da Unidade Docente. Assistencial de Cirurgia Oncológica HUPE-UERJ. Médico do Instituto Nacional do Câncer.

Roberto Freitas, Professor adjunto de Cirurgia Geral da UERJ. Mestre em Cirurgia Geral pela UFF. Livre Docente pela UERJ.Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Professor adjunto de Cirurgia Geral da UERJ. Mestre em Cirurgia Geral pela UFF. Livre Docente pela UERJ.Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Carlos Cola, Médico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Médico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Marco Correa Guimarães-Filho, Médico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto

Médico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto

Downloads