Abdome agudo ginecológico

Autores

  • Marco Aurelio de Oliveira Prof. Adjunto e Chefe da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ. Chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Vice-Presidente da Sobracil-RJ. Vice-Presidente da Comissão de Endoscopia Ginecológica da FEBRASGO.
  • Luiz Augusto Melki Prof. Adjunto da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ Chefe do Setor de Histeroscopia do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
  • Rita de Cássia Tavares Ginecologista com TEGO e título de vidolaparoscopia pela FEBRASGO. Pós-graduação em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser” / SES-MS.

Resumo

O objetivo deste artigo é esclarecer as principais causas e as condutas adequadas quando o médico é confrontado com um abdome agudo em um paciente do sexo feminino. Nesse cenário, a etiologia pode incluir principalmente causas gastrointestinais, urológicas, ginecológicas ou obstétricas. Esta revisão enfoca as causas ginecológicas, embora muitos achados no exame físico destas pacientes também possam estar presentes na apendicite, linfadenite mesentérica, cistite ou cálculos renais. Cada seção detalha uma causa comum de emergência ginecológica, compreendendo o diagnóstico diferencial, os sinais e sintomas, os resultados laboratoriais, os exames radiográficos e as opções de tratamento. Os tópicos abordados são a gravidez ectópica, torção anexial e abscesso tubo-ovariano.

Biografia do Autor

Marco Aurelio de Oliveira, Prof. Adjunto e Chefe da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ. Chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Vice-Presidente da Sobracil-RJ. Vice-Presidente da Comissão de Endoscopia Ginecológica da FEBRASGO.

Prof. Adjunto e Chefe da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ. Chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Vice-Presidente da Sobracil-RJ. Vice-Presidente da Comissão de Endoscopia Ginecológica da FEBRASGO.

Luiz Augusto Melki, Prof. Adjunto da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ Chefe do Setor de Histeroscopia do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Prof. Adjunto da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJChefe do Setor de Histeroscopia do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Rita de Cássia Tavares, Ginecologista com TEGO e título de vidolaparoscopia pela FEBRASGO. Pós-graduação em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser” / SES-MS.

Ginecologista com TEGO e título de vidolaparoscopia pela FEBRASGO. Pós-graduação em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser” / SES-MS.

Downloads