Pancreatite aguda: etiologia, apresentação clínica e tratamento

Autores

  • Marco Antonio Guimarães-Filho Médico do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Médico do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF) Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).
  • Maria Cristina Maya Professora Adjunta do Departamento de Cirurgia Geral. Doutora em Cirurgia Geral pela UFRJ. Coordenadora da Disciplina de Cirurgia Geral da FCM – UERJ. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Paulo Roberto Leal Professor Assistente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ. Mestre em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense Chefe da Unidade Docente. Assistencial de Cirurgia Oncológica HUPE-UERJ. Médico do Instituto Nacional do Câncer.
  • André de Souza Melgaço Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Resumo

A pancreatite aguda é uma inflamação pancreática que pode determinar síndrome de resposta inflamatória sistêmica acarretando significativa morbidade e mortalidade em 20% dos pacientes. Colelitíase e etilismo são as causas mais frequentes. Na maioria dos casos, as apresentações são brandas e tratadas com suporte clínico. Já os casos graves necessitam de cuidado especializado e intervenção cirúrgica. O emprego de antibioticoterapia profilática e o uso da CPRE, nos casos de etiologia biliar, ainda continuam controversos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Guimarães-Filho, Médico do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Médico do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF) Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

Médico do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Médico do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF) Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

Maria Cristina Maya, Professora Adjunta do Departamento de Cirurgia Geral. Doutora em Cirurgia Geral pela UFRJ. Coordenadora da Disciplina de Cirurgia Geral da FCM – UERJ. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Professora Adjunta do Departamento de Cirurgia Geral. Doutora em Cirurgia Geral pela UFRJ. Coordenadora da Disciplina de Cirurgia Geral da FCM – UERJ. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Paulo Roberto Leal, Professor Assistente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ. Mestre em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense Chefe da Unidade Docente. Assistencial de Cirurgia Oncológica HUPE-UERJ. Médico do Instituto Nacional do Câncer.

Professor Assistente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJMestre em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense. Chefe da Unidade Docente Assistencial de Cirurgia Oncológica HUPE-UERJMédico do Instituto Nacional do Câncer

André de Souza Melgaço, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Downloads