Diagnóstico por imagem no abdome agudo não traumático

Autores

  • Alexandra V. Maria Monteiro Mestre e Doutora em Medicina/UFRJ; Professora Adjunta de Radiologia na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ.
  • Cláudio Márcio Lima Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ; Médico radiologista do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD).
  • Érica Ribeiro Médica radiologista do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD).

Resumo

Abdome agudo é definido como uma síndrome caracterizada por dor abdominal difusa de início súbito que necessita de intervenção médica, clínica ou cirúrgica, de urgência. É uma das síndromes clínicas mais comuns encontradas na prática médica e que exige abordagem rápida e precisa. O diagnóstico etiológico é de extrema importância uma vez que o atraso na sua determinação resulta na implementação tardia do tratamento e consequente piora do prognóstico do paciente, aumentando a sua morbidade e mortalidade. Os métodos de imagem têm papel fundamental neste processo de diagnóstico. A radiologia convencional foi, e ainda é, utilizada na abordagem diagnóstica; todavia novos métodos como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada, cada vez mais, vêm assumindo o papel fundamental, associado aos dados clínicos, no diagnóstico rápido e não invasivo. O objetivo deste capítulo é apresentar, de forma sistematizada e simplificada, a abordagem por imagem das principais causas do abdome agudo não traumático. O tema está apresentado e dividido em três grandes grupos: causas inflamatórias (apendicite, diverticulite, pancreatite, colecistite, apendagite epiploica primária, urolitíase e pneumoperitônio), causas obstrutivas (obstrução intestinal, intussuscepção e corpo estranho) e causas vasculares (infarto omental e infarto mesentérico).

Biografia do Autor

Alexandra V. Maria Monteiro, Mestre e Doutora em Medicina/UFRJ; Professora Adjunta de Radiologia na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ.

Mestre e Doutora em Medicina/UFRJ; Professora Adjunta de Radiologia na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ.

Cláudio Márcio Lima, Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ; Médico radiologista do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD).

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ; Médico radiologista do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD).

Érica Ribeiro, Médica radiologista do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD).

Médica radiologista do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD).

Downloads