Avaliação de pacientes com síncope

Autores

  • Marcelo Amorim Médico Residente de Cardiologia – R2 Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ.
  • Alfredo Bomfim Médico da Seção de Eletrocardiologia e Arritmias Serviço de Cardiologia Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ Doutor em Ciências, UERJ.
  • Ricardo Ribeiro Médico da Seção de Eletrocardiologia e Arritmias Serviço de Cardiologia Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ

Resumo

Síncope é uma causa frequente de atendimento nas unidades de emergência. A avaliação inicial do paciente com síncope tem como objetivo identificar aqueles sob risco de morte. Para isto, é necessário pesquisar a presença de isquemia, alterações estruturais do coração ou arritmias primárias. Quando essas condições podem ser excluídas, o foco passa a ser a identificação da causa da síncope com objetivo de prevenir as recorrências do sintoma, evitar traumatismos por quedas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Biografia do Autor

Marcelo Amorim, Médico Residente de Cardiologia – R2 Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ.

Médico Residente de Cardiologia – R2Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ.

Alfredo Bomfim, Médico da Seção de Eletrocardiologia e Arritmias Serviço de Cardiologia Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ Doutor em Ciências, UERJ.

Médico da Seção de Eletrocardiologia e Arritmias Serviço de Cardiologia Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ Doutor em Ciências, UERJ.

Ricardo Ribeiro, Médico da Seção de Eletrocardiologia e Arritmias Serviço de Cardiologia Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ

Médico da Seção de Eletrocardiologia e Arritmias Serviço de Cardiologia Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ

Downloads