Infiltrados pulmonares infeccioso sem hospedeiros imunocomprometidos

Autores

  • Denis Ferraz Professor Assistente da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Responsável pelo Setor de Broncoscopia do HUPE. Chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital de Ipanema – Ministério da Saúde.
  • Domenico Capone Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Radiologista do HU Clementino Fraga Filho/UFRJ. Mestre em Medicina pela UFRJ. Doutor em Medicina pela UFRJ.
  • Fabiana Ferraz Professora Substituta da Disciplina de Otorrinolaringologia da FCM/UERJ. Médica Otorrinolaringologista do Hospital Federal do Andaraí.
  • Rafael Capone Acadêmico de Medicina da Universidade Gama Filho. Interno do HU Gaffrée e Guinle/ UNIRIO.

Resumo

As infecções pulmonares constituem as causas mais importantes de morte em pacientes imunocomprometidos. A abordagem desses pacientes permanece como um grande desafio na prática clínica, face ao extenso diagnóstico diferencial etiológico e a necessidade de um ótimo apoio laboratorial. Há necessidade ainda de uma rápida intervenção terapêutica, uma vez que o curso clínico destas infecções é quase sempre imprevisível e muitas vezes fatal, apesar de todos os recentes progressos na terapia antimicrobiana e antifúngica.

Biografia do Autor

Denis Ferraz, Professor Assistente da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Responsável pelo Setor de Broncoscopia do HUPE. Chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital de Ipanema – Ministério da Saúde.

Professor Assistente da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Responsável pelo Setor de Broncoscopia do HUPE. Chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital de Ipanema – Ministério da Saúde.

Domenico Capone, Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Radiologista do HU Clementino Fraga Filho/UFRJ. Mestre em Medicina pela UFRJ. Doutor em Medicina pela UFRJ.

Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Radiologista do HU Clementino FragaFilho/UFRJ. Mestre em Medicina pela UFRJ. Doutor em Medicina pela UFRJ.

Fabiana Ferraz, Professora Substituta da Disciplina de Otorrinolaringologia da FCM/UERJ. Médica Otorrinolaringologista do Hospital Federal do Andaraí.

Professora Substituta da Disciplina de Otorrinolaringologia da FCM/UERJ.Médica Otorrinolaringologista do Hospital Federal do Andaraí.

Rafael Capone, Acadêmico de Medicina da Universidade Gama Filho. Interno do HU Gaffrée e Guinle/ UNIRIO.

Acadêmico de Medicina da Universidade Gama Filho. Interno do HU Gaffrée e Guinle/ UNIRIO.

Downloads