Tiques

Autores

  • Denise Nicaretta Doutora em Neurologia - UFF; Professora da Disciplina de Neurologia - UGF; Responsável pelo Ambulatório de Distúrbios do Movimento - Prof. Sergio Novis - Santa Casa de Misericórdia/RJ; Membro da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.
  • Ana Lucia Rosso Doutora em Clínica Médica (Área de Concentração Neurologia) - UFRJ; Responsável pelo Ambulatório de Distúrbios do Movimento Serviço de Neurologia. HUCFF/UFRJ; Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.
  • James Pitágoras de Mattos Doutor emClínica Médica (Área de Concentração Neurologia) - UFRJ; Ambulatório de Distúrbios do Movimento Serviço de Neurologia - HUCFF/UFRJ; Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.

Resumo

Denominam-se tiques os movimentos involuntários, paroxísticos, rápidos, arrítmicos, repetitivos, estereotipados e sem propósito, frequentemente, precedidos por urgência premonitória, sensações ou desconforto na região afetada. Iniciam-se, geralmente, na infância e adolescência.De acordo com a fenomenologia, podem ser divididos em motores ou fônicos, e em simples ou complexos. Os motores podem ser clônicos ou rápidos e tônicos ou lentos (tiques distônicos). Os tiques motores podem afetar qualquer segmento corporal, mas predominam no segmento cefálico.Podem, também, ser primários (transitórios e crônicos), hereditários - como a síndrome de Gilles de la Tourette - e secundários (touretismo).A etiopatogenia permanece obscura e o seu diagnóstico é clínico. O tratamento é sintomático, raramente, eliminando os tiques.

Biografia do Autor

Denise Nicaretta, Doutora em Neurologia - UFF; Professora da Disciplina de Neurologia - UGF; Responsável pelo Ambulatório de Distúrbios do Movimento - Prof. Sergio Novis - Santa Casa de Misericórdia/RJ; Membro da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.

Doutora em Neurologia - UFF;Professora da Disciplina de Neurologia - UGF;Responsável pelo Ambulatório de Distúrbios do Movimento. Santa Casa de Misericórdia/RJ; Membro da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.

Ana Lucia Rosso, Doutora em Clínica Médica (Área de Concentração Neurologia) - UFRJ; Responsável pelo Ambulatório de Distúrbios do Movimento Serviço de Neurologia. HUCFF/UFRJ; Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.

Doutora em Clínica Médica (Área de Concentração Neurologia) - UFRJ; Responsável pelo Ambulatório de Distúrbios do Movimento Serviço de Neurologia - Prof. Sergio Novis - HUCFF/UFRJ;Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.

James Pitágoras de Mattos, Doutor emClínica Médica (Área de Concentração Neurologia) - UFRJ; Ambulatório de Distúrbios do Movimento Serviço de Neurologia - HUCFF/UFRJ; Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.

Doutor emClínica Médica (Área de Concentração Neurologia) - UFRJ;Ambulatório de Distúrbios do Movimento Serviço de Neurologia -  HUCFF/UFRJ; Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e da The Movement Disorders Society.

Downloads