Doença de Huntington e outras coreias

Authors

  • Mariana Spitz Doutora em Neurologia - USP; Professora da Disciplina de Neurologia - UERJ; Médica do Serviço de Neurologia do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Abstract

Coreia se caracteriza por movimentos involuntários súbitos, breves, espontâneos, sem objetivo, contínuos, irregulares e imprevisíveis, que fluem de uma parte do corpo a outra. Pode ser manifestação de uma doença neurológica primária, como a doença de Huntington, ou pode ocorrer como complicação neurológica de condições sistêmicas. No Brasil, uma causa frequente, observada em crianças e adolescentes, é a coreia de Sydenham, decorrente de mecanismos imunes após infecção pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e que é um dos critérios diagnósticos para febre reumática. A investigação de um paciente com coreia depende dos sintomas associados, presença de história familiar, idade de início, forma de instalação e progressão. O tratamento baseia-se nas medidas específicas para a doença subjacente, quando possível, e nos medicamentos sintomáticos, a serem administrados na dependência do impacto da coreia na qualidade de vida do paciente.

Author Biography

Mariana Spitz, Doutora em Neurologia - USP; Professora da Disciplina de Neurologia - UERJ; Médica do Serviço de Neurologia do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Neurologia - USP; Professora da Disciplina de Neurologia - UERJ; Médica do Serviço de Neurologia do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.