Gestação na paciente com fibrose cística

Autores

  • Marcos César de Castro Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Médico do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.
  • Mônica de Cássia Firmida Professora Assistente da disciplina de Pneumologia e Fisiologia da FCM/UERJ;Médica do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Resumo

A expectativa de vida dos pacientes com fibrose cística (FC) apresentou grande elevação nos últimos anos e continua aumentando. Vários fatores vêm contribuindo para isto como, por exemplo, o incremento do diagnóstico emidades cada vez menores e a possibilidade de tratamento especializado e multiprofissional em centros de referência para FC em todo o mundo, com ênfase na abordagem da doença respiratória e na manutenção do bom estado nutricional. Aspectos relacionados a planejamento familiar e saúde reprodutiva são demandas inquestionáveis no cuidado de pacientes fibrocísticos na atualidade. Com cada vez mais mulheres alcançando a idade fértil, o desejo de ser mãe vem se tornando um assunto comum entre portadorasde FC e suas equipes de cuidado. É fundamental um manejo cuidadoso e especializado desde o período pré-concepcional até o nascimento. Os pneumologistas devem estar atentos para as modificações fisiológicas inerentes à gestação para que possam realizar as devidas alterações medicamentosas desde o período que antecedea gestação até o parto e, posteriormente, duranteo aleitamento.

Biografia do Autor

Marcos César de Castro, Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Médico do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF);Médico do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Mônica de Cássia Firmida, Professora Assistente da disciplina de Pneumologia e Fisiologia da FCM/UERJ;Médica do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Professora Assistente da disciplina de Pneumologia e Fisiologia da FCM/UERJ;Médica do Ambulatório de Fibrose Cística daPoliclínica Piquet Carneiro da UERJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos