Cuidados na utilização e na limpeza de nebulizadores e compressores para a redução de infecções recorrentes em pacientes com fibrose cística

Autor/innen

  • Samária Cader Doutora em Fisioterapia.
  • Adalgisa Bromerschenckel Fisioterapeuta especialista em Pneumofuncional; Coordenadora da Divisão de Fisioterapia da UERJ; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UERJ.
  • Sueli Prado Fisioterapeuta do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Abstract

A fibrose cística (FC) e outras doenças do trato respiratório podem levar à excessiva necessidade de aspiração das vias aéreas. As secreções das vias aéreas são removidas pela depuração mucociliar, além de outros mecanismos, tais como tosse, movimentos peristálticos, o fluxobifásico gás-líquido e a depuração alveolar. A fisioterapia respiratória é um tratamento que tenta compensar estas consequentes alterações. Ao eliminar secreções mucopurulentas, diminuia obstrução das vias aéreas e suas consequências (atelectasias e hiperinsuflação); além disso, diminui a taxa de dano tecidual proteolíticoatravés da remoção destas secreções. Inserido neste tratamento, está o uso da nebulização. Todavia os nebulizadores podem transportar com a droga algumas pequenas partículas contendo micróbios, que podem estar presentes em todas as partes do nebulizador, inclusive na solução da droga em si. É por este motivo que deve-se individualizar o uso do nebulizador, utilizar ampolas de medicamentos estéreis e teruma boa higiene durante e após a nebulização. Neste sentido, este estudo objetivou o cuidadodo fisioterapeuta na utilização e limpeza de nebulizadores e compressores em pacientes com FC a fim de evitar as constantes infecções recorrentes nestes pacientes, além de alertar para os poucos estudos experimentais, epidemiológicos ou descritivos sobre a “quantificação” desta problemática.

Autor/innen-Biografien

Samária Cader, Doutora em Fisioterapia.

Doutora em Fisioterapia.

Adalgisa Bromerschenckel, Fisioterapeuta especialista em Pneumofuncional; Coordenadora da Divisão de Fisioterapia da UERJ; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UERJ.

Fisioterapeuta especialista em Pneumofuncional; Coordenadora da Divisão de Fisioterapia da UERJ; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UERJ.

Sueli Prado, Fisioterapeuta do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Fisioterapeuta do Ambulatório de Fibrose Císticada Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.