Transplante na Fibrose Cística

Autores

  • Marcos César de Castro Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Médico do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.
  • Mônica de Cássia Firmida Professora Assistente da disciplina de Pneumologia e Fisologia da FCM/UERJ; Médica do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.
  • Agnaldo Lopes Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ; Coordenador do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Resumo

O transplante é proposta terapêutica paraalgumas doenças que cursam com grave comprometimentopulmonar. Desde o primeiro,ocorrido em 1983, o número de transplantes pulmonares tem crescido e já alcançou a taxa mundial de 1.700 ao ano. A fibrose cística é aterceira maior indicação de transplante pulmonar no mundo e a primeira de transplante pulmonar duplo. Embora gere grande expectativa para os pacientes em falência pulmonar, não se pode ignorar os elevados índices de morbidade e mortalidade associados não somente ao procedimento em questão, mas principalmente às complicações infecciosas e não infecciosas inerentes ao tratamento imunossupressivo ao que opaciente é submetido a posteriori. A sobrevida em 5 anos dos pacientes submetidos ao transplante pulmonar é de aproximadamente 50%.

Biografia do Autor

Marcos César de Castro, Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Médico do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Mestrando em Ciências Médicas pela UniversidadeFederal Fluminense (UFF);Médico do Ambulatório de Fibrose Cística daPoliclínica Piquet Carneiro da UERJ.

Mônica de Cássia Firmida, Professora Assistente da disciplina de Pneumologia e Fisologia da FCM/UERJ; Médica do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Professora Assistente da disciplina de Pneumologia e Fisologia da FCM/UERJ;Médica do Ambulatório de Fibrose Cística daPoliclínica Piquet Carneiro da UERJ.

Agnaldo Lopes, Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ; Coordenador do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ;Coordenador do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos