O Tratamento na Fibrose Cística e suas Complicações

Autores

  • Marcos César de Castro Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Médico do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ
  • Mônica de Cássia Firmida Professora Assistente da disciplina de Pneumologia e Fisologia da FCM/UERJ; Médica do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Resumo

A fibrose cística é uma complexa doença genética que se caracteriza por afetar diversos órgãos. A doença apresenta predileção pelos sistemas respiratório e digestório, manifestando-se clinicamente por quadro pulmonar obstrutivo crônico e supurativo, além de alteração absortivado trato gastrointestinal. A história naturaldo comprometimento pulmonar consiste em acometimento precoce e persistente, com piora progressiva. A fisiopatologia do processo decorre de um ciclo vicioso de obstrução, infecção e resposta inflamatória intensa, que resulta em lesões progressivas e consequente falência respiratória. O comprometimento pulmonar é responsável por mais de 85% da mortalidade pela doença. A base do tratamento do paciente fibrocístico consiste em medidas que promovam desobstrução, anti-inflamação e tratamento antimicrobiano respiratórios, além de boa nutrição. Diversas modalidades terapêuticas compõem o arsenal de cuidado para adultos e crianças com FC, incluindo uso de antibióticos, mucolíticos, suporte nutricional, entre outros. O acompanhamento em serviços de referência é fundamental para otimização e maior eficácia dos cuidados, objetivando melhor qualidade e maior expectativa de vida. Este artigo traz uma revisão do tratamento da fibrose cística e de suas complicações, e apresenta novas perspectivas terapêuticas.

Biografia do Autor

Marcos César de Castro, Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Médico do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ

Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF);Médico do Ambulatório de Fibrose Cística daPoliclínica Piquet Carneiro da UERJ.

Mônica de Cássia Firmida, Professora Assistente da disciplina de Pneumologia e Fisologia da FCM/UERJ; Médica do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Professora Assistente da disciplina de Pneumologia eFisologia da FCM/UERJ; Médica do Ambulatório de Fibrose Cística da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos