Avanços da Genética na Fibrose Cística

Autores

  • Giselda Cabello Doutora em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz; Pós-Doutorada em Nanociência e Nanotecnologia pelo Centro de Nanociência e Nanotecnologia/Universidade de Brasília.

Resumo

A fibrose cística (FC) é uma doença autossômica recessiva determinada por mutações no gene CFTR. Este gene foi identificado em 1989 e passadas pouco mais de duas décadas mais de 1.800 mutações já foram caracterizadas. A proteína codificada por este gene foi denominada cystic fibrosis transmembrane conductanceregulator (CFTR) que devido a sua estrutura composta por domínios transmembranares e domínios de ligação com ATP funciona como um canal responsável pelo transporte de íons Na+, K+ e Cl- através das membranas epiteliais. A mutação predominante é a DF508, cuja frequência varia em diferentes populações, podendo alcançar valores próximos de 90% entre fibrocísticos do norte Europeu. A grande maioria das mutações se distribui em diferentes regiões geográficas, em geral com frequências muito baixas, sobretudo em países fora do eixo europeu cuja composição étnica não tem predominância caucasóide. A FC se caracteriza por sua grande variabilidade na frequência e gravidade das manifestações clínicas, que afetam milhares de indivíduos no mundo. O extraordinário progresso na compreensão da patogênese da FC tem contribuído para o desenvolvimento de novos tratamentos e drogas que tem como alvo o transporte defeituoso de íons, que embora não promovam a cura da doença, melhoram a qualidade e a expectativa de vida dos pacientes.

Biografia do Autor

Giselda Cabello, Doutora em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz; Pós-Doutorada em Nanociência e Nanotecnologia pelo Centro de Nanociência e Nanotecnologia/Universidade de Brasília.

Doutora em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz;Pós-Doutorada em Nanociência e Nanotecnologia pelo Centro de Nanociência e Nanotecnologia/Universidade de Brasília.

Downloads

Edição

Seção

Artigos