Eixo renina-angiotensina-aldosterona: bases fisiológicas e fisiopatológicas

Autores

  • Antonio Sanjuliani Professor Adjunto e Coordenador da Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental. CLINEX/UERJ.
  • Marcia Torres Nuricionista, Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ
  • Lívia de Paula Nutricionista, Mestrado e Doutoranda, Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ
  • Fabiana Bassan Médica, Mestranda, Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ

Resumo

O sistema renina-angiotensina tem sido reconhecido como um importante regulador da pressão arterial e da homeostase eletrolítica renal.A visão clássica do sistema renina-angiotensina consistia na renina circulante atuando sobre o angiotensinogênio para produzir angiotensina I que seria convertida em angiotensina II através da enzima conversora da angiotensina. A angiotensina II ainda era considerada como principal componente hipertensor desse sistema, mas acreditava-se que ela atuasse apenas como um hormônio circulante via receptores AT1 e AT2. Entretanto, o sistema renina-angiotensina também tem sido identificado localmente em inúmeros órgãos e, mais recentemente, novas evidências têm mostrado a presença desse sistema intracelular. Outros peptídeos do sistema renina-angiotensina têm sido identificados e parecem ter ações biológicas como a angiotensina III, angiotensina IV e a angiotensina 1-7, que atua através dos receptores Mas. A descobertade outra enzima conversora da angiotensina (ECA2) e dos receptores de renina acrescentou mais um complemento para esse novo cenário. Esses novos achados sugerem que o sistema renina-angiotensina pode ser um sistema regulatório duplo e independente, sanguíneo etecidual. Assim o sistema renina-angiotensina regula muito mais funções fisiológicas do que acreditávamos previamente.

Biografia do Autor

Antonio Sanjuliani, Professor Adjunto e Coordenador da Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental. CLINEX/UERJ.

Professor Adjunto e Coordenador da Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental. CLINEX/UERJ.

Marcia Torres, Nuricionista, Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ

Nuricionista, Mestrado e Doutorado emFisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ

Lívia de Paula, Nutricionista, Mestrado e Doutoranda, Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ

Nutricionista, Mestrado e Doutoranda, Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ

Fabiana Bassan, Médica, Mestranda, Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ

Médica, Mestranda, Disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental – CLINEX/UERJ

Downloads