Melancolia, depressão e dor de existir

Autores

  • Marcos Baptista Médico psiquiatra e psicanalista. Professor colaborador e Coordenador do Setor de Psicoterapia e Psicanálise da UDA de Psiquiatria/FCM/UERJ.

Resumo

O objetivo deste artigo foi o estudo das alterações afetivas, levando em consideração a metapsicologia freudiana a fim de analisar as manifestações atuais da melancolia e da depressão neurótica, bem como descrever o enquadramento psicodinâmico das manifestações clínicas atuais. Entende-se que as manifestações sintomáticas da depressão neurótica contemporânea são muito mais a expressão de um sintoma social no sentido de designar o que se encontra em desacordo com a normatividade social. A distinção entre melancolia, depressão neurótica e dor de existir revela-se importante para o trabalho psicoterápico.

Biografia do Autor

Marcos Baptista, Médico psiquiatra e psicanalista. Professor colaborador e Coordenador do Setor de Psicoterapia e Psicanálise da UDA de Psiquiatria/FCM/UERJ.

Médico psiquiatra e psicanalista. Professor colaborador e Coordenador do Setor de Psicoterapia e Psicanálise da UDA de Psiquiatria/FCM/UERJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos