O papel da cirurgia descompressiva no tratamento da neuropatia em hanseníase

Autores

  • Plínio Mendes Médico; Professor da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).
  • Carlos Telles Disciplina de Neurocirurgia -HUPE/UERJ.
  • Maud Parise Médica; Professora da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ.
  • Marcus Acioly Médico, Professor da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ; Departamento de Neurologia (USP).

Resumo

Objetivo: Propõe-se, a partir do presente manuscrito, uma revisão atualizada acerca dos principais aspectos relativos ao tratamento cirúrgico da neuropatia em hanseníase.Metodologia: Revisão da literatura utilizando as bases de dados SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) e PUBMED (U.S. National Library of Medicine), bem como livros-texto da área de hansenologia e publicações do Ministério da Saúde.Resultados: O comprometimento neurológico na hanseníase pode ocorrer em todas as formas da doença, bem como durante os episódios reacionais. O tratamento medicamentoso é, geralmente, eficaz para alívio da compressão intraneural, ao passo que o tratamento cirúrgico objetiva minimizar ou eliminar a compressão extraneural. As indicações do tratamento cirúrgico compreendem contraindicação ao uso de corticoides, abscesso do nervo, pacientes refratários ao tratamento clínico com corticoide, neuropatia subentrante, pacientes portadores de dor intratável ou crônica e neuropatia tibial.Conclusão: As indicações de cirurgia devem ser de conhecimento dos profissionais de saúde que lidam com pacientes portadores de hanseníase, tendo em vistaa gravidade das sequelas e os possíveis benefícios promovidos pelo tratamento cirúrgico. A cirurgia consiste num tratamento complementar à terapia conservadora, gerando resultados funcionais satisfatórios quando bem indicada. Estudos bem conduzidos são necessários para estabelecer a eficácia do uso combinado de cirurgia descompressiva e corticoterapia em relação ao tratamento medicamentoso isolado.

Biografia do Autor

Plínio Mendes, Médico; Professor da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Médico; Professor da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ e Centro Universitário Serra dos Órgãos(Unifeso).

Carlos Telles, Disciplina de Neurocirurgia -HUPE/UERJ.

Disciplina de Neurocirurgia -HUPE/UERJ.

Maud Parise, Médica; Professora da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ.

Médica; Professora da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ.

Marcus Acioly, Médico, Professor da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ; Departamento de Neurologia (USP).

Médico, Professor da Disciplina de Neurocirurgia - HUPE/UERJ; Departamento de Neurologia (USP).

Downloads

Edição

Seção

Artigos