Atuação da fisioterapia na hanseníase no brasil

Συγγραφείς

  • Yves de Souza Fisioterapeuta clínico e respiratório; Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR e COFFITO. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Docente de graduação e pós-graduação lato sensu em Fisioterapia nas áraeas cardiorrespiratórias, metodologia da pesquisa e orientação de projetos.
  • José Cunha Fisioterapeuta; Serviço de Reabilitação Pulmonar PPC/UERJ e Pneumologia HUPE/UERJ.
  • Adalgisa Bromerschenkel Doutoranda PGCM; Mestre em Ciências da Saúde pela UFRN; Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional; Chefe do Departamento de Fisioterapia do HUPE/PPC/UERJ.

Περίληψη

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae, sendo um importante problema de saúde pública. Causa alterações no sistema nervoso periférico sensitivo, motor e autônomo. O Brasil apresenta maior incidência na Região Norte e menor número de casos na Região Sul. O Ministério da Saúde possui um programa nacional de combate à doença. Em função das lesões neurológicas, a fisioterapia é indicada para atuar na recuperação funcional dos pacientes. O objetivo deste artigo foi realizar levantamento de dados bibliográficos sobre os procedimentos fisioterápicos, resultados e a correlação com as ações de políticas públicas. Concluiu-se que o tratamento fisioterápico é sintomático, específico e incipiente. O número de profissionais é reduzido e há necessidade de mais pesquisas de campo nesta área.

Βιογραφικά Συγγραφέων

Yves de Souza, Fisioterapeuta clínico e respiratório; Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR e COFFITO. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Docente de graduação e pós-graduação lato sensu em Fisioterapia nas áraeas cardiorrespiratórias, metodologia da pesquisa e orientação de projetos.

Fisioterapeuta clínico e respiratório; Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Terapia Intensiva pelaASSOBRAFIR e COFFITO. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Docente de graduação e pós-graduação lato sensu em Fisioterapia nas áraeas cardiorrespiratórias, metodologia da pesquisa e orientação de projetos.

José Cunha, Fisioterapeuta; Serviço de Reabilitação Pulmonar PPC/UERJ e Pneumologia HUPE/UERJ.

Fisioterapeuta; Serviço de Reabilitação Pulmonar PPC/UERJ e Pneumologia HUPE/UERJ.

Adalgisa Bromerschenkel, Doutoranda PGCM; Mestre em Ciências da Saúde pela UFRN; Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional; Chefe do Departamento de Fisioterapia do HUPE/PPC/UERJ.

Doutoranda PGCM; Mestre em Ciências da Saúde pela UFRN; Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional; Chefe do Departamento de Fisioterapia do HUPE/PPC/UERJ.

Τεύχος

Ενότητα

Artigos