Periodontite e doença renal crônica

Autores

  • Susyane Antunes Programa de Doutorado em Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Rachel Bregman Departamento de Especialidades Médicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Carlos Marcelo Figueredo Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ricardo Fischer Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8805

Resumo

Periodontite crônica (CP) é uma doença inflamatória crônica de origem infecciosa que envolve a destruição das estruturas de suporte dentário, incluindo ligamento o periodontale o osso alveolar, podendo levar à perda do dente. A patogênese da periodontite envolve processos inflamatórios e imunológicos que levam à produção de citocinas, prostaglandinase, em alguns casos, proteína C reativa (CRP). A CP é associada a níveis elevados de CRP em pacientes saudáveis sistemicamente. Além disso, o tratamento periodontal está associado à redução dos níveis de CRP. Em pacientes em diálise, níveis elevados de CRP estão associados a um maior risco cardiovascular, tanto em pacientes em diálise peritoneal (CAPD), quanto em pacientes em hemodiálise. Inflamação associada à diálise pode explicar a razão pela qual 30% dos pacientes em terapia de reposição renal apresentam marcadores de inflamação crônica. Entretanto, não se sabe por que alguns pacientes com doença renal crônica apresentam sinais laboratoriais de inflamação, mesmo sem evidente o processo inflamatório. É possível que a periodontite crônica possa ser uma fonte de inflamação nesses renais crônicos. O objetivo dessa revisão é apresentar as relações entre doença renal crônica, ateroesclerose e periodontite, enfatizando a possível influência desta última no processo inflamatório de pacientes renais crônicos. Concluindo, tanto a periodontite quanto a DRC são caracterizadas como doenças inflamatórias crônicas multifatoriais, nas quais mecanismos inflamatórios e características do hospedeiro respondem por seu desfecho. Fatores de risco considerados não tradicionais, como a periodontite, podem estar associados à alta morbidade e mortalidade por DCV em DRC. A periodontite é prevalente na população emgeral e associada a marcadores de inflamação sistêmica, incluindo elevados níveis de CRP e disfunção endotelial, previsores precoces de aterosclerose. O tratamento da periodontite pode resultar na diminuição de um processo inflamatório, diminuindo a prevalência e incidência de complicações ateroscleróticas no paciente renal crônico.

Biografia do Autor

Susyane Antunes, Programa de Doutorado em Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Programa de Doutorado em Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rachel Bregman, Departamento de Especialidades Médicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Especialidades Médicas.Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carlos Marcelo Figueredo, Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ricardo Fischer, Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads