Periodontite e ômega 3: o papel dos ácidos graxos no processo inflamatório

Autores

  • Manuela Sete Programa de Mestrado em Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Carlos Marcelo Figueredo Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8804

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizaruma revisão de literatura sobre a importância do ômega 3 na prevenção e tratamento da doença periodontal. As terapias mais tradicionais para o tratamento da periodontite focam no combate à infecção bacteriana, porém, terapias mais recentes têm focado na modulação da resposta do hospedeiro, com o uso de drogas que inibem o processo inflamatório. Contudo, essas drogas têm efeitos colaterais significativos e podem levar à imunos supressão, principalmente quando usadas a longo prazo. O objetivo das novas terapias seria facilitar a resolução da inflamação mais do que a sua simples supressão, porém sem trazer efeitos indesejados para o hospedeiro. Ouso dos ácidos graxos na dieta se enquadra nessa nova modalidade de tratamento, procurando uma melhora fisiológica na resposta do hospedeiro à infecção. O consumo do ácido graxo n-3, denominado ômega 3, diminui a quantidade de ácido araquidônico disponível nas células e aprodução de eicosanóides ligados à inflamação, podendo funcionar como um potente imunorregulador. Além disso, recentemente, foi descrita uma nova classe de mediadores lipídicos derivados do ômega 3, composta pela resolvina, protectina e lipoxina. Essa classe possui um importante efeito anti-inflamatório e provavelmente será a explicação para uma série de ações anti-inflamatórias do ômega 3 que tem sido relatadas. Estudos recentes vêm demonstrando que o uso do ômega 3 em conjunto com o tratamento periodontal convencional, composto por raspagem e alisamento radicular, leva a melhores resultados clínicos e microbiológicos. O ômega3 parece auxiliar na resolução da inflamação, o que poderia sugerir seu uso como coadjuvante do tratamento periodontal.

Biografia do Autor

Manuela Sete, Programa de Mestrado em Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Programa de Mestrado em Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carlos Marcelo Figueredo, Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Procedimentos ClínicosIntegrados. Faculdade de Odontologia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads