Ventilação mecânica na doença pulmonar obstrutiva crônica e na asma

Autores

  • Sérgio da Cunha Disciplina de Tratamento Intensivo. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8492

Resumo

As doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOCs) e a asma brônquica caracterizam‑se pela obstrução ao fluxo do ar nas vias aéreas, com consequente hiperinsuflação dinâmica.Quando não há resposta adequada à abordagem medicamentosa inicial torna-se necessária a assistência ventilatória mecânica. Sempre que possível lança-se mão de ventilação não invasiva (VNI), tendo como objetivo principal o repouso da musculatura inspiratória, ganhando-se tempo para a resposta ao tratamento dirigido à causa desencadeante. Para aqueles que não são candidatos à VNI, ou os que não melhoram após cerca de uma hora sob essa assistência, indica‑se a ventilação mecânica invasiva. Os métodos ventilatórios mais frequentemente utilizados na ventilação mecânica invasiva são a ventilação com volume controlado (VCV) e a ventilação com pressão controlada (PCV). Não há estudos de grande porte demonstrando superioridadede uma sobre a outra na ventilação de pacientes com DPOC ou asma brônquica. Seja qual for o método utilizado, deve-se evitar o agravamento e tentar minimizar a hiperinsuflação alveolar. Para tanto, deve-se utilizar volume corrente e frequência respiratória baixos, assim como tempo expiratório longo. O uso de pressão positiva expiratória final (PEEP) extrínseca equivalente a até 85% da PEEP intrínseca pode ser útil em alguns casos para reduzir a hiperinsuflação alveolar.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2013:12(2)88-93

doi: 10.12957/rhupe.2013.8492

 

Biografia do Autor

Sérgio da Cunha, Disciplina de Tratamento Intensivo. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Disciplina de Tratamento Intensivo. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-06-30