Patogenia da asma

Autores

  • Eduardo Costa F. Silva Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Gabriela A. C. Dias Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8485

Resumo

A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas e que se manifesta por obstrução ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou pelo tratamento. Seu desenvolvimento depende da interação entre fatores externos e predisposição genética ao desenvolvimento de hiper-responsividade brônquica e atopia. As crises asmáticas são desencadeadas por fatores específicos ou alérgicos (alérgenos inaláveis, substâncias derivadas de ácaros, animais domésticos, baratas e fungos do ar) e inespecíficos (infecções virais, tabaco, mudanças climáticas e medicamentos).A inflamação brônquica constitui o mais importante mecanismo fisiopatológico da asma e resulta de interações complexas entre células inflamatórias, citocinas, mediadores e células estruturais das vias aéreas. Algumas condições clínicas podem estar associadas com a asma e contribuir para seu agravamento, tais como a rinossinusopatia, a doença do refluxo gastroesofágico e as micoses broncopulmonares alérgicas.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2013:12(2)31-40

doi: 10.12957/rhupe.2013.8485

 

Biografia do Autor

Eduardo Costa F. Silva, Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gabriela A. C. Dias, Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço de Alergia e Imunologia. Departamentode Medicina Interna. Hospital Universitário PedroErnesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-06-30