Risco cirúrgico para cirurgias não cardíacas: aspectos práticos

Autores

  • Letícia G. Rocha Serviço de Cardiologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Alfredo S. Bomfim Serviço de Cardiologia. Departamento de Especialidades Médicas. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.7089

Resumo

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2013;12(Supl 1):110-117

doi:10.12957/rhupe.2013.7089

Um frequente motivo de consulta ao cardiologista e ao clínico geral é a avaliação de risco perioperatório em pacientes candidatos a intervenções cirúrgicas não cardíacas. Em última análise, a consulta pré-operatória tem como objetivo identificar e, quando indicado, sugerir intervenções em condições clínicas que possam interferir no resultado da cirurgia. Entretanto, estudos sugerem que essas orientações nem sempre são seguidas pelos consultores, resultando em relatórios incompletos ou meramente burocráticos. A estratificação correta do risco de desenvolver uma complicação cardíaca no período perioperatório permite à equipe médica tomar decisões que contemplam todos os riscos envolvidos, incluído o da doença de base, e buscar as melhores estratégias de tratamento. Nos últimos anos, novas diretrizes têm sugerido uma abordagem escalonada na avaliação do risco cardiológico perioperatório. Tal abordagem leva em consideração o risco inerente ao procedimento proposto, o risco associado à condição cardíaca do paciente e aspectos relativos à doença a ser tratada. Desse modo, busca-se determinar com precisão aqueles pacientes cardiopatas que devem ser tratados antes da cirurgia e quais intervenções realmente interferem no resultado cirúrgico. A presente revisão visa oferecer uma visão sucinta do problema e apontar um modelo prático de avaliação pré-operatória com base nas melhores evidências disponíveis. Algumas situações clínicas específicas comuns em cardiologia também serão comentadas, como forma de auxiliar nas tomadas de decisão.

Descritores: Endocardite; Valva cardíaca; Ecocardiograma; Antibiótico.

Downloads

Publicado

2013-08-20