Obesidade e diabetes na gestação

Autores

  • Carolina A. Cabizuca Departamento de Medicina Interna. Unidade de Diabetes. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Fernanda O. Braga Departamento de Medicina Interna. Unidade de Diabetes. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • João Regis I. Carneiro Departamento de Medicina Interna. Unidade de Diabetes. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Marília B. Gomes Departamento de Medicina Interna. Unidade de Diabetes. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Raquel C. Abi-Abib Departamento de Medicina Interna. Unidade de Diabetes. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.20061

Resumo

Devido ao aumento na epidemia mundial de obesidade e diabetes, o número de mulheres que engravidam com essas patologias vem aumentando significativamente. Com isso, as complicações relacionadas ao descontrole metabólico e excesso de peso, como, por exemplo, macrossomia, hipoglicemia neonatal e pré-eclampsia, se mostram cada vez mais frequentes. O rastreamento precoce do diabetes, o controle do ganho ponderal e o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar durante a gravidez são pontos fundamentais para a redução das taxas de morbimortalidade maternas e fetais. Essa revisão tem como objetivo discorrer sobre a epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, complicações, acompanhamento e tratamento de gestantes obesas e/ou com diabetes pré-gestacional e gestacional, com base nos principais estudos e consensos mais recentes.

Descritores: Obesidade; Diabetes gestacional; Morbimortalidade.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos