Carcinoma de colo uterino tipo glassy cell

Autores

  • Leila C. Soares Departamento de Saúde Maternoinfantil. Serviço de Ginecologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Marco A. P. Oliveira Departamento de Saúde Maternoinfantil. Serviço de Ginecologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.17934

Resumo

O carcinoma de colo uterino do tipo glassy cell é uma forma rara de câncer adenoescamoso pouco diferenciado, que tipicamente afeta mulheres jovens. Seu comportamento clínico é caracterizado por curso bastante agressivo e prognóstico pobre.  A principal característica anatomopatológica do câncer do tipo glassy cell é a presença de células com quantidade moderada de citoplasma com aspecto de vidro moído de aparência finamente granular. A extensão da doença, no momento do diagnóstico, é um importante fator prognóstico e o estadiamento cirúrgico é frequentemente maior do que o clínico. Relatamos o caso de uma paciente de 36 anos, branca e nulípara com queixa de sangramento vaginal irregular e dor pélvica. A paciente apresentava Papanicolaou e exame ginecológico normais, sem evidências de alterações macroscópicas em colo uterino com colposcopia insatisfatória. A ressonância nuclear magnética revelou massa em colo uterino e, devido ao seu crescimento endofítico, somente após a realização da conização foi feito o diagnóstico.

Descritores: Carcinoma adenoescamoso; Neoplasia do colo do útero; Papillomavirus humano.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2015;14(Supl. 1):101-103

doi: 10.12957/rhupe.2015.17934

Downloads

Publicado

2015-08-31