Câncer de pulmão: atualização da terapêutica cirúrgica

Autores

  • Eduardo H. Saito Disciplina de Cirurgia Torácica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Rogério Rufino Disciplina de Pneumologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Cláudia Henrique da Costa Disciplina de Pneumologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Nelson B. Pimentel Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Luiz Carlos Aguiar Disciplina de Anatomia Patológica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Domenico Capone Disciplina de Pneumologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.17933

Resumo

O câncer de pulmão é uma doença agressiva e seu diagnóstico precoce direciona seu tratamento para uma maior chance de cura. Dados gerais da literatura apontam que uma minoria de pacientes (cerca de 30%), portadores de carcinoma não pequenas células, limitadas ao pulmão, beneficiam-se do tratamento cirúrgico curativo. Desta forma todo esforço para um diagnóstico precoce deve ser realizado. O objetivo deste artigo de atualização é abordar o tema proposto de uma forma geral, ressaltando as informações mais relevantes para profissionais da área de saúde. Exames cada vez mais sofisticados podem ser utilizados na prática médica, assim como técnicas cirúrgicas mais evoluídas e inovações de quimioterapia/radioterapia complementam o avanço para uma maior sobrevida.

Descritores: Neoplasias pulmonares; Oncologia; Diagnóstico; Estadiamento de neoplasias; Terapia combinada; Cirurgia torácica videoassistida.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2015;14(Supl. 1):87-96

doi: 10.12957/rhupe.2015.17933

Downloads

Publicado

2015-08-31